AGILE ALLIANCE BRAZIL

FAQ

O que é a Agile Alliance Brazil?

A Agile Alliance Brazil é uma associação sem fins lucrativos criada, inicialmente, para dar apoio burocrático e administrativo ao evento Agile Brazil e fomentar ações para consolidar e expandir a comunidade ágil nacional.

 

Por que criar uma organização?

 Em meados de 2011, devido as inúmeras dificuldades para encontrar uma entidade que assumisse a responsabilidade administrativa e burocrática do Agile Brazil, surgiu a ideia, por parte de alguns organizadores da conferência, de criar (a médio prazo) uma pessoa jurídica responsável pelo evento.  Durante o amadurecimento desta idéia, integrantes da organização do evento conversaram a fundo sobre a real necessidade de criar uma entidade, devido aos grandes desafios burocráticos de se criar  (e manter) uma pessoal jurídica no Brasil.  Em suma, a questão era: "Será que o custo/benefício de criar uma associação justifica a sua criação?"

No entanto, devido aos problemas no evento de 2012 com a empresa que foi a "responsável" administrativa pelo Agile Brazil (ver breve histórico ao final), a necessidade de manter o controle administrativo e financeiro da conferência nas mãos de pessoas da comunidade, mostrou-se imprescindível para o futuro do evento.

As grandes perguntas seriam: "Quem, da comunidade, estaria disposto a assumir a responsabilidade de criar uma Pessoa Jurídica?  E que outros benefícios ela poderia trazer, além de um CNPJ?"  Essas questões começaram a ser respondidas em 2013, quando os integrantes do Comitê de Exploração (COMEX) decidiram enfrentar este desafio.  Naquele ano, o COMEX era formado por Hugo Corbucci (Responsável ou co-responsável pelos sistemas do AB em todas as edições), Rafael Prikladnicki (Chair do AB2010 em Porto Alegre-RS), Paulo Furtado (Chair do AB2011 em Fortaleza-CE), Dairton Bassi (Chair do AB2012 em São Paulo), Manoel Pimentel (Chair do AB2013 em Brasília-DF) e Samuel Crescêncio (Chair do AB2014 em Florianópolis-SC).

Inicialmente, a ideia seria criar uma entidade jurídica para suportar o evento e evitar os riscos de anos anteriores.  No entanto, com o amadurecimento da ideia de abrir uma associação, surgiu a oportunidade de criar a Agile Alliance Brazil e, com isso, alçar objetivos mais abrangentes, que iriam além do simples apoio administrativo ao evento. A associação serviria, também, para ajudar a consolidar a comunidade ágil no país.  

Dessa forma, no seu primeiro ano de existência (Nov/2013 à Dez/2014), o objetivo da associação seria a sua estruturação para dar apoio administrativo e operacional ao evento, tendo o Agile Brazil de Floripa como seu primeiro grande teste.  No seu segundo ano de existência (2015), os objetivos seriam de expansão da sua atuação para apoiar ações da comunidade ágil no Brasil.  Este apoio seria feito através de uma estrutura de programas e de uma participação mais ativa da comunidade dentro (ou junto) da associação.

BREVE HISTÓRICO

 

Durante os anos de 2010 a 2013, o evento Agile Brazil (AB), que hoje é considerado o maior evento de agilidade de América Latina, enfrentou enormes dificuldades por não ter uma única entidade jurídica responsável pelas atividades administrativas e financeiras do evento.  Em todas as edições do evento até 2013, os organizadores locais precisaram buscar empresas parceiras  que estivessem dispostas a ceder seu nome e seu CNPJ para suportar estas tarefas burocráticas e jurídicas (Ex: emissão de notas fiscais, assinatura de contratos com patrocinadores, pagamento de fornecedores, etc.).

Além disso, nos anos em que houve um saldo financeiro positivo após o evento, não se tinha uma entidade jurídica a quem repassar tal montante, uma vez que todos os anos de 2010 a 2013, a comunidade foi obrigada a confiar em terceiros para que houvesse tal repasse.  Somente a partir do evento de 2014, com a criação da AAB (Dez/2013), todas as responsabilidades administrativas, burocráticas e financeiras ficaram sob o controle de uma associação criada por membros da comunidade ágil do país.

Onde está localizada a Agile Alliance Brazil?

O endereço oficial da Agile Alliance Brazil, e que consta na sua ata de constituição, é: Av. das Águias S/N, SALA 209, CEP 88.137-280, Pedra Branca, Palhoça-SC. No entanto, sua base administrativa fica no endereço: Rua Felino Barroso, 643, Bairro de Fátima, CEP 60.050-130, Fortaleza-CE.

Na época em que a associação foi criada, o diretor executivo era Samuel Crescêncio, residente e domiciliado na cidade de Palhoça, Santa Catarina.  Daí a razão pela qual a AAB foi criada com o endereço daquela cidade. Atualmente, o Diretor Executivo da associação é Paulo Furtado, residente e domiciliado na cidade de Fortaleza, Ceará.  

Como o trabalho da associação é voluntário, e todas as pessoas que compõem a AAB possuem atividades seculares, manter a base administrativa na mesma cidade em que reside o diretor executivo, é fundamental para garantir a criação de uma estrutura administrativa que atenda às principais tarefas burocráticas do dia-a-dia da associação. Pelo menos nos seus primeiros anos de existência.

Por que o nome Agile Alliance Brazil?

Durante o período em que houve a decisão para a criação da associação, também havia a intenção de atrair a atenção de pessoas de outras partes do mundo para o Agile Brazil, uma vez que a conferência brasileira nasceu com o intuito de ser internacional.

Além disso, sempre houve certa dificuldade em atrair Keynoters internacionais e submissões de palestras vindas de fora do Brasil.

Com isso, surgiu a ideia de parceria com a associação que promove a conferência americana Agile2XXX, a Agile Alliance (AA), igualmente sem fins lucrativos. A conversa foi intermediada por Samuel Crescêncio, que na época era membro do Board (Conselho Administrativo) da AA e que, também, seria um dos criadores da associação brasileira.

Visto que ambas as instituições tinham valores e princípios em comum, optou-se por usar o nome Agile Alliance Brazil - em que o nome "Agile Alliance" foi legalmente cedido pela organização americana - por entender-se que seria um nome já conhecido na comunidade global e que, además, poderia atrair a atenção de pessoas de fora do país para a conferência tupiniquim.  Dessa forma, nasceu o nome Agile Alliance Brazil.

Qual a relação entre a Agile Alliance Brazil e a Agile Alliance EUA?

 

A relação entre a Agile Alliance Brazil (AAB) e a organização americana Agile Alliance (AA) é de cooperação e parceria.  Ao contrário do que o nome possa sugerir, a Agile Alliance Brazil NÃO É subordinada à Agile Alliance americana.  As duas instituições são independentes e nenhuma tem influência nas decisões da outra, como mostra o seguinte trecho do acordo bilateral:

"... The parties agree their relationship shall be as independent organizations and not as subsidiaries, partners, joint venturers, or agents of one another in any manner.  Neither party shall have the authority to make any agreement or commitment, or incur any liability on behalf of the other party, nor shall either party be liable for any acts, omissions to act, contracts, commitments, promises or representation made by other, except as specifically authorized in the Agreement or as the parties hereafter may agree in writing."

(International Association Alliance Agreement - Brazil, June/14)

Pág. 01, Cláusula 1, Subsessão 1.1, letra a.)

Em 2014, no Agile Brazil realizado em Florianópolis, o acordo entre as duas associações permitiu fazer com que todos os participantes da conferência brasileira ganhassem, gratuitamente, 1 (um) ano de membresia da Agile Alliance.  Como benefícios, todos os membros teriam acesso a um vasto material técnico no portal da organização americana, assim como descontos em conferências e direito a propor programas internacionais financiados pela AA que promovam a agilidade com alcance global.

Qual a relação (ou grau de interferência) da AAB na conferência Agile Brazil?

 A Agile Alliance Brazil (AAB) é, além de tudo, a pessoa jurídica que atualmente dá suporte administrativo ao evento Agile Brazil (AB).  Toda a emissão de notas fiscais, contratos com patrocinadores e pagamento de fornecedores é de responsabilidade da Agile Alliance Brazil.

A conferência Agile Brazil continua sendo um evento feito pela comunidade, para a comunidade. Os integrantes da AAB têm, sobre a conferência, o mesmo poder que qualquer outro membro da comunidade ágil do país.  Qualquer pessoa da comunidade pode, voluntariamente, fazer parte de quaisquer um dos comitês da conferência: programa, inscrições, patrocínio, divulgação, etc.  Todos os comitês têm autonomia suficiente para tomar decisões que envolvam suas respectivas áreas de atuação, desde que alinhadas com o restante dos comitês que integram a organização do evento.  As pessoas que compõem o Conselho de Administração (Board) da AAB podem, como qualquer outra pessoa da comunidade, sugerir melhorias, participar da organização do evento, colocar a "mão na massa", discordar ou concordar com algumas decisões etc., mas nunca impor regras ou, arbitrariamente, reverter decisões tomadas pela organização da conferência.

Todo o trabalho realizado pelas pessoas que estão à frente da Agile Alliance Brazil, assim como o trabalho das pessoas que fazem parte da organização  do evento Agile Brazil, são voluntários.  A relação entre AAB e AB é de colaboração, ou seja, os organizadores do evento (que podem ou não ter pessoas do board da AAB) são responsáveis diretos pela qualidade técnica da conferência, enquanto os integrantes da associação são responsáveis diretos pelas atividades administrativas e burocráticas por trás do evento.

Como posso fazer parte do board da Agile Alliance Brazil?

De acordo com o estatuto da associação, o conselho de administração (ou Board) é composto por 5 membros com um mandato de 3 anos cada, permitindo a recondução consecutiva por mais 3 anos. A cada triênio, e havendo vaga(s) a preencher no Conselho, será criada uma Comissão de Nomeação formada por um grupo de 3 (três) conselheiros de dentro do próprio Board. Essa comissão ficará encarregada de elaborar uma lista de nomes de pessoas da comunidade que estejam interessadas em compor o Conselho de Administração da Agile Alliance Brazil.

O Comitê de Nomeação irá apresentar a lista com os nomes dos interessados ao restante do board. A apresentação deste(s) nome(s) se dará em qualquer uma das reuniões presenciais (Face-to-Face) do Board no último ano de vigência do mandato do membro que irá sair.  Nesta reunião, o conselho de administração avalia os candidatos listados e elege um destes nomes pela maioria absoluta dos membros do Conselho. Dessa forma, a pessoa indicada fará parte do Board da Agile Alliance Brazil, iniciando seu mandato no dia seguinte após o término da vigência do mandato do seu antecessor.

Como posso participar da Agile Alliance Brazil?

Um dos objetivos estratégicos da Agile Alliance Brazil é suportar a consolidação e a expansão da comunidade nacional. Hoje, o principal meio pelo qual isso acontece é através da conferência Agile Brazil.  Mas por o evento ser anual, itinerante e ter uma capacidade limitada de participantes, se faz necessário ampliarmos o leque de ações para alcançar mais pessoas dentro do cenário nacional. Dessa forma, a Agile Alliance Brazil está dando os primeiros passos à atuação através de programas.  Um programa, é um conjunto de ações estratégicas que visam auxiliar a difusão dos conceitos ágeis para mais pessoas e fazer com o que o conceito alcance outros segmentos e regiões que o evento não consegue alcançar.  Por não conseguirmos prever ou ter braços para atuar em todos esses segmentos e áreas, esses programas serão propostos, geridos e executados pela própria comunidade.

A Agile Alliance Brazil será apenas uma plataforma para apoiar de forma logística, legal e/ou financeira esses eventos.  A exemplo do que acontece na Agile Alliance (http://www.agilealliance.org/programs ) os programas podem ter o formato de eventos locais, comunidades locais, ações de pesquisas, produção de conteúdos ou qualquer outra forma que possa construir para o objetivo de consolidar e expandir a comunidade ágil nacional.  Se você tem alguma ideia e gostaria de evoluí-la conosco, sinta-se convidado a entrar em contato  através do e-mail (hugo.corbucci@agilealliance.org ).