AGILE ALLIANCE BRAZIL

Seja um membro do board de diretores da Agile Alliance Brazil

Processo de eleição para o board de diretores da Agile Alliance Brazil

 

A Agile Alliance Brazil, ou simplesmente AAB, é uma associação sem fins lucrativos criada com dois objetivos: dar apoio administrativo ao evento Agile Brazil e fomentar ações para desenvolver a comunidade ágil brasileira, tornando possíveis iniciativas que consolidem a adoção de metodologias ágeis na Indústria de Software do país. O board de diretores da AAB é um órgão colegiado de orientação e deliberação da Associação, composto por cinco membros. Cada membro possui um mandato de 3 anos, com renovação por no máximo mais um ciclo de 3 anos. Cada membro do board, durante o período do seu mandato, responde legal e financeiramente pelas atividades da associação. Para mais informações sobre a aliança, acesse o Estatuto da Agile Alliance Brazil.

O board de diretores atual é composto por: Hugo Corbucci, Guilherme Motta, Fábio Aguiar, Cecilia Fernandes e Érica Briones Graciano, e possui Celso Martins como seu diretor executivo. Neste ano de 2018, ocorrerá nosso terceiro processo de eleição em que será selecionado(a) um(a) novo(a) integrante do board que substituirá Hugo Corbucci. Com esta eleição, em 2019, todo o board fundador da aliança terá sido substituído. A AAB considera muito importante estimular a renovação periódica e constante do board e gostaríamos de convidá-los(as) para participar do nosso processo de eleição do ciclo 2019-2021.

O PROCESSO

Para a eleição dos novos membros do board, o seguinte processo será seguido:

  1. Através de uma chamada aberta, candidatos(as) a fazer parte do board da AAB no ciclo 2019-2021 devem se candidatar e satisfazer os seguintes pré-requisitos: ser maior de 18 anos; ser brasileiro(a) ou residente permanente no Brasil, e; ter, no mínimo, disponibilidade de 4 horas semanais para atividades da AAB.
  2. A candidatura deve ser individual. Não haverá indicação de terceiros.
  3. A lista de candidatos(as) é avaliada por um comitê de seleção (formado por três membros do board). Os critérios que serão utilizados para avaliação das candidaturas são, entre outros: envolvimento com a comunidade ágil brasileira; experiência profissional com agilidade; diversidade do board (gênero, origem étnica, complementaridade de competências, entre outros).
  4. Os candidatos(as) deverão preencher um formulário de candidatura e, entre outras informações, deverão escrever um texto de até 500 caracteres para se apresentar e compartilhar por que querem fazer parte do board de diretores da AAB. Este texto será compartilhado com a comunidade durante o período de votação.
  5. O comitê de seleção selecionará, dentre os(as) candidatos(as), três pessoas para participar de uma eleição pública. Essa votação pública elegerá um(a) membro(a) para o board da AAB.
  6. Os(as) eleitores(as) da votação aberta serão participantes da Agile Brazil de 2015, 2016 e 2017. Cada eleitor participará através de um link individual recebido por email e votará em uma pessoa candidata. Cada eleitor só poderá votar uma única vez.
  7. O anúncio do(a) eleito(a) será feito pelas mídias sociais da AAB e na reunião de membros da AAB durante a Agile Brazil 2018.

DATAS E PRAZOS

Calendário para o processo de eleição para o board de diretores(as) da Agile Alliance Brazil.

  • Divulgação do processo de eleição e abertura de candidaturas: 14/05/2018
  • Encerramento do período de candidatura: 27/05/2018
  • Divulgação dos(as) candidatos(as) selecionados(as) e início da votação pública: 23/07/2018
  • Término da votação pública: 05/08/2018
  • Anúncio do(a) novo(a) membro(a) do board da AAB: 04/10/2018

COMO SE CANDIDATAR?

Clique aqui e preencha o Formulário de Candidatura

Para qualquer dúvida ou comentário, envie um email para brazil@agilealliance.org.

Comitê de seleção do board da AAB.

Érica Briones Graciano, Fábio Aguiar, Hugo Corbucci