AGILE ALLIANCE BRAZIL

Processo de Escolha das Cidades

A Conferência Brasileira em Métodos Ágeis - Agile Brazil é a conferência brasileira mais tradicional sobre métodos ágeis de desenvolvimento de software. O evento é organizado por especialistas em agilidade brasileiros e voluntários dedicados, que compartilham do objetivo de incentivar e disseminar a cultura ágil por todo o país.

 

A Agile Brazil vem reunindo nos últimos anos um público de cerca de 900 participantes, com duração de 3 dias. A programação do evento conta com diferentes tipos de sessões simultâneas (normalmente 5 sessões paralelas) e integra o Workshop Brasileiro de Métodos Ágeis – WBMA, que acontece geralmente em 1 dos dias do evento, com foco acadêmico.

Ciclo Geral de Realização da Agile Brazil

A Agile Brazil é estruturada em 2 fases subsequentes: definição do local e organização do evento.

FASE I – Definição do local

A Agile Brazil é uma conferência itinerante cuja intenção é levar a mensagem da agilidade para todos os cantos do Brasil. Para que todos possam trazer a conferência para sua região, a definição do local é feita através de um processo de seleção de locais para sediarem a conferência em anos futuros. Para que um local seja candidato, basta que ele seja submetido como proposta, conforme descrito neste documento.

Devido ao porte da conferência, encorajamos particularmente a submissão de propostas por comunidades locais/regionais que tenham experiência na organização de eventos em áreas relacionadas às da Agile Brazil - métodos ágeis, lean, engenharia de software, etc.

1. Chamada pública de propostas para sediar o evento

A Agile Brazil convida a comunidade a enviar propostas para organização da Conferência Brasileira em Métodos Ágeis – Agile Brazil. Caso nenhuma proposta esteja qualificada ou seja submetida, a decisão será do Comitê organizador da Agile Brazil.

2. Submissão de propostas

A proposta é submetida por alguma comunidade local de qualquer parte do país, através de um arquivo DOC que responderá a todas as questões definidas na página de submissão. Não existe limite com relação à quantidade de propostas submetidas. A submissão é realizada a partir do envio para o seguinte email: proxima@agilebrazil.com, após essa etapa, nossa equipe em contato para darmos um feedback e fortalecermos a submissão até a data limite para submissão. Por isso, é importante que demonstre o interesse o quanto antes, assim teremos tempo hábil para este trabalho.

3. Avaliação das propostas submetidas

A decisão será tomada por consenso entre os membros do Comitê de Escolha das Cidades e pela comunidade representada por atuais integrantes voluntários da organização da conferência, levando em conta, mas não limitado, aos seguintes critérios de avaliação:

  • consistência da proposta;
  • experiência do coordenador e do time local, especialmente em termos de organização de eventos similares (mesmo que em áreas afins);
  • envolvimento da comunidade local (equipe, instituições, empresas, universidade, etc.);
  • apoio governamental e privado (cartas de apoio de governo, instituições, empresas, etc);
  • acessibilidade do local;
  • adequação do espaço físico da sede proposta;
  • adequação da infraestrutura local existente;
  • atratividade do local;
  • posição geográfica com relação a edições passadas (é recomendada a realização do evento em cidades não contempladas em anos anteriores);
  • viabilidade financeira do evento, considerando os custos locais.

Critério de Exclusão:

  • Local ou chair não podem ser os mesmos por dois anos consecutivos.

4. Comunicação do resultado aos responsáveis pelas propostas recebidas

O Comitê de Escolha das Cidades, em caráter confidencial (não público), informa o resultado da avaliação, através do envio de e-mail individual para os responsáveis pelas propostas submetidas, conforme datas divulgadas juntamente à abertura do processo.

A divulgação do local do evento para o ano seguinte será mantida confidencial para não comprometer os trabalhos de divulgação da edição em vigor.
Após o anúncio da próxima sede da Agile Brazil, é esperado que o comitê local inicie os seus trabalhos relacionados a conferência. O ideal é de que o trabalho se inicie no ano anterior a conferência que será realizada. Alguns exemplos destas atividades são: negociação e fechamento de local, início da planilha financeira, contato com potenciais empresas patrocinadoras e outros.

5. Divulgação da próxima sede da Agile Brazil para a comunidade nacional

O local selecionado é divulgado para a comunidade nacional durante a realização da Agile Brazil do ano vigente. Uma ação de divulgação é realizada, cujo formato é definido juntamente com o Chair atual e com o comitê organizador.

Em algum momento no evento, o chair atual em conjunto com o próximo chair justificam para a comunidade a definição do próximo local-sede, ressaltando o que foi levado em conta para esta escolha.

Adicionalmente, o resultado da seleção é divulgado em ação imediata, através dos seguintes meios de comunicação:

  • envio de email para a lista do Agile Brazil;
  • publicação no Facebook, Twitter e outra rede social do evento;
  • publicação da notícia na home page do evento.
  • publicação da notícia na home page da Agile Alliance Brazil.

Após o término da conferência do ano corrente, o time será reforçado pelas pessoas voluntárias que continuarão desempenhando este trabalho. Geralmente, existem frentes de trabalho com focos mais específicos compostas por voluntários novos e voluntários que trabalharam em outros anos na organização da conferência.